Notícias

Pulso eletromagnético

31 de Agosto de 2014 - 09:44

Pulso eletromagnético (PEM) é um pulso de alta energia de largo espectro que se propaga pelo espaço que gera um campo elétrico defasado de umcampo magnético, cuja frente de onda pode danificar componentes eletrônicos de estado sólido inseridos no campo em questão.

Os pulsos eletromagnéticos conhecidos podem ser produzidos por fenômenos naturais (explosões solares ou explosões estelares) ou pela ação humana. Neste caso, são produzidos geralmente de forma relativamente descontrolada, como durante a explosão de armas nucleares. Alguns tipos de armas convencionais, como as bombas de pulso, também podem produzir um pulso eletromagnético de alcance reduzido, capaz de destruir equipamentosmicroeletrônicos sólidos, como computadores e meios de comunicação.

Como se faz[editar | editar código-fonte]

Existem várias formas de se gerar um Pulso eletromagnético. Uma forma caseira é: Pegar uma bobina de ignição, fonte de energia de, pelo menos, 4 amperes. Em seguida, liga-se a bobina a um interruptor, parecido com um botão de campainha, um condensador de 100 nanofarads em paralelo com o interruptor, e é criado um gerador de pulso, capaz de gerar a onda eletromagnética conhecida como P.E.M. Finalizando, coloca-se uma antena no terminal de alta tensão, para canalizar a energia e irradiar o pulso. Ao pressionar o botão, a energia circula pelo primário da bobina e ao soltar há pulso no secundário. Deve-se ter cuidado com o choque.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em português) Revista Saber Eletrônica nº 171, Janeiro de 1987artigo: "Perigo Nuclear - O pulso eletromagnético", pág. 60, Editora Saber.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
WebMikrotik