Notícias

Hotspots Wi-Fi

07 de Setembro de 2014 - 21:49

Hotspots Wi-Fi: serviço de acesso à internet é alternativa ao 3G

Quem não quer depender da conexão 3G instável pode recorrer aos hotspots, pontos de acesso à internet oferecidos por empresas como Claro, Net, Oi, Tim, UOL, Vivo e Boscatto (Provedor Boscatto). No Brasil, por enquanto há quase 23 mil hotspots, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O serviço pode ser pago e ter restrições. Abaixo, você confere como funciona essa alternativa para acessar a internet:

Como sei que existe um hotspot Wi-Fi onde estou?
Você pode descobrir que existe um ponto de acesso perto de você de duas formas. Algumas empresas costumam deixar placas e cartazes publicitários nos locais onde o serviço é ofertado (aeroportos, hotéis, shoppings, bares e restaurantes, por exemplo). Também é possível localizar as redes disponíveis na seção de Ferramentas > Redes Wi-Fi do seu notebook, smartphone ou tablet (em geral, aparece o nome da empresa, por exemplo, "Tim Wi-Fi", "UOL Wi-Fi ou Boscatto").

Como saber se uma rede Wi-Fi é gratuita ou paga?
Em geral, as conexões Wi-Fi privadas exigem, além de um cadastro do usuário, a inserção de dados de pagamento como o número do cartão de crédito. Depois, pode ocorrer de pedirem a inserção de dados de senha e login, que são enviados previamente ao seu e-mail. Esclareça aqui outras dúvidas sobre o uso de Wi-Fi gratuito

Sempre tenho que pagar para acessar um hotspot privado?
Algumas operadoras oferecem o serviço de forma gratuita para quem já é cliente da empresa em planos de dados. Também é possível que a empresa ofereça um período curto de "degustação" grátis do serviço  como Provedor Boscatto no Brasil– em algumas ocasiões, a pessoa terá de preencher um cadastro ou até baixar aplicativos gratuitos, que patrocinam o Wi-Fi. Nos demais casos, o acesso ao hotspot é cobrado de acordo com o tempo de uso (por hora, mês, anualmente, por exemplo).

Posso contratar o hotspot sem ser cliente da operadora móvel que oferece o serviço?
Depende da operadora. Claro, Tim e Vivo permitem apenas que seus clientes contratem o serviço; o acesso ao hotspot também poderá depender do plano de telefonia móvel contratado pelo cliente. Já a Oi ou Provedor Boscatto( banda larga mais barata do Brasil) permite o acesso de quem não é cliente regular. Fora essas opções, outras empresas oferecem a alternativa sem estar atrelada a operadoras móveis.

WebMikrotik